Google+
 

Escola Técnica Estadual de Artes

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Biblioteca

A música sertaneja: um retrato do desenvolvimento da música brasileira

E-mail Imprimir PDF
O presente trabalho pesquisou a diferença conceitual entre música caipira e música sertaneja. Para alcançar tal objetivo, foram coletados dados em letras de músicas dos estilos contemplados e estudas nas características musicais em entrevistas com pessoas influentes de notório saber na área, a saber: Ivan Vilela, Gisela Nogueira, e Fábio Sombra. O quadro teórico, que serviu também para fundamentar as entrevistas citadas, inclui os autores: Márcia Tostas Dias, Waldenyr Caldas, Romildo Sant’anna e Walter de Sousa. Essas transformações contribuíram para que a música caipira se transformasse no que conhecemos hoje como música sertaneja “pop” e identificamos aí um problema, pois essas mudanças descaracterizam a música caipira enquanto movimento cultural significativo na cultura brasileira,
conduzindo o artista a uma interpretação não genuína, substituindo a figura do sertanejo pelo cowboy, além de outras implicações culturais. A diferenciação entre estes estilos musicais passa a ser fundamental para o reconhecimento da música caipira enquanto cultura genuína, que deve ser preservada como expressão da cultura rural. Isso garante, no nosso entender, espaço digno de atuação e difusão esta, inclusive nas mídias e  projetos de incentivo à cultura.

A música sertaneja: um retrato do desenvolvimento da música brasileira
 

OS RITMOS CONGO E IJEXÁ NO REPERTÓRIO DE CLARA NUNES

E-mail Imprimir PDF
Esse estudo tem o intuito de identificar a presença dos ritmos Congo e Ijexá na obra da cantora Clara Nunes, através da investigação desses ritmos em duas músicas do repertório afro-religioso da intérprete. Para tal, abordamos as influências culturais trazidas pelos povos africanos que fazem parte da formação do povo e da música popular brasileira.

OS RITMOS CONGO E IJEXÁ NO REPERTÓRIO DE CLARA NUNES
Última atualização em Qua, 31 de Agosto de 2011 13:35
 

MITOLOGIA VOCAL: UM LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS DE SAÚDE VOCAL DOS ESTUDANTES DA ETEC DE ARTES

E-mail Imprimir PDF
Com este tema pretendemos encontrar algumas explicações a respeito das receitas caseiras que circulam pelo senso comum. Então, realizamos uma pesquisa de campo na Etec de Artes com os alunos de Canto e Regência. Realizamos também uma pesquisa bibliográfica em torno do assunto e uma entrevista com uma fonoaudióloga. No desenvolvimento falaremos um pouco sobre a trajetória da mitologia vocal, apresentaremos os resultados da pesquisa de campo e as considerações à cerca das receitas caseiras pesquisadas e seus efeitos.

MITOLOGIA VOCAL: UM LEVANTAMENTO DOS HÁBITOS DE SAÚDE VOCAL DOS ESTUDANTES DA ETEC DE ARTES.
Última atualização em Sáb, 13 de Agosto de 2011 18:28
 

A Importancia da Partitura para o Cantor Popular

E-mail Imprimir PDF
O presente trabalho tem como objetivo verificar qual a relevância da partitura, e se o conhecimento dessa linguagem faz alguma diferença na carreira do cantor popular. Para desenvolver esse projeto fizemos um levantamento histórico sobre a origem da notação musical e o desenvolvimento dessa escrita, para entender o motivo pela qual ela foi criada. Verificamos quais são as funções atribuídas a ela e relatamos a experiência de aprender uma canção somente com a partitura. Embasados em entrevistas com profissionais da área musical, fizemos a relação da partitura com a interpretação e observamos os pontos de vista desses profissionais referente a essa questão.
Palavras – chaves: partitura, cantor popular, interpretação

A Importancia da Partitura para o Cantor Popular
Última atualização em Sex, 22 de Julho de 2011 18:45
 

Educação Musical com Crianças em situação de Vulnerabilidade

E-mail Imprimir PDF

Esta pesquisa pretende fazer um levantamento dos processos de construção e desenvolvimento de oficinas de musicalização aplicadas para crianças “em situação de vulnerabilidade” apontando  elementos pedagógicos que poderão auxiliar aos profissionais técnicos em canto, que almejam contribuir na área educacional em projetos sociais.


Palavras chave – Educação musical; crianças em situação de vulnerabilidade; oficinas de musicalização.

Educação Musical com Crianças em situação de Vulnerabilidade

 


Página 1 de 2
Banner
ETEC de Artes: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Prédio 2, Santana - São Paulo/SP F.: 2089.0740, 2089.0741

Visitantes

Nós temos 50 visitantes online

Estágios

Banner

Parceiros

Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner